Atenção!!! Conservação dos Alimentos

Segundo o site do Pas, ja postei sobre o programa aqui!

Eles esclarecem muitas duvidas! Muito bom Saber

Fotinho: viamulherterra.com.br

1) Ouvi falar que o nosso corpo é cheio de bactérias. É verdade?

Sim, é verdade. O nosso corpo é o habitat natural de muitos microrganismos que vivem em perfeita harmonia e até ajudam na defesa do nosso corpo. Entretanto, para serem benéficos, eles devem estar nos lugares certos. Se formos ao banheiro e não lavarmos as mãos, por exemplo, podemos levar bactérias do intestino para os alimentos, contaminado-os. Bons hábitos de higiene são indispensáveis à segurança dos alimentos!

2) Vinagre é suficiente para a higienização de verduras?

Não. O processo ideal para uma boa higienização de verduras é:

- Lavar folha por folha em água corrente;

- Preparar uma solução clorada ou com produtos próprios para este fim (seguir as orientações do fabricante). Caso opte por usar água sanitária, esta deve ser sem alvejante e perfume. Dilua uma colher das de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe as verduras de molho por cerca de 10 minutos. Não esqueça de enxaguar bem após a imersão!

3) Devo lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira?

Não. Os ovos têm as cascas porosas e as bactérias (principalmente as salmonelas), podem passar para dentro deles por um processo chamado up take.

O importante é comprar ovos frescos e com bom aspecto, isto é, limpos e sem trincas nas cascas.

4) Por quanto tempo posso deixar a comida pronta no fogão antes de servi-la?

A comida pronta nunca deve ficar mais de 2 horas fora da geladeira. Se você achar que não vai consumi-la neste período, coloque-a dentro de recipientes rasos, espere sair o vapor (cerca de 20 minutos) tampe-a e leve-a à geladeira. Para acelerar o processo, espere sair o vapor, coloque destampada na geladeira e tampe-a após 2 horas.

5) Ouvi dizer que colocar comida quente estraga a geladeira. É verdade?

Não é verdade. Pode aumentar um pouco o consumo de energia, mas nada que você não consiga administrar se economizar em outros aparelhos da casa (chuveiro, por exemplo). O importante é deixar sair todo o vapor dos alimentos prontos antes de coloca-los na geladeira!

6) Quando vou ao supermercado pela manhã noto que os congelados estão moles. O que devo fazer?

Não compre este produto, pois significa que o balcão de refrigeração foi desligado durante a noite ou está funcionando em temperatura acima da necessária (congelados devem estar duros como pedra). Neste caso, avise à gerência.

7) Na minha cozinha tem muitas moscas e às vezes, vejo baratas à noite. O que devo fazer?

Primeiramente você deve observar porque tantos insetos vêm visitar sua cozinha. Veja se as lixeiras estão tampadas corretamente e se são lavadas diariamente e se o lixo é removido com a freqüência adequada. Restos de comida atraem muitos insetos! E evite deixar louça suja na pia.

Proíba o trânsito de animais domésticos pela cozinha e pelos seus arredores.

Caso seja um problema que fuja ao seu controle, procure uma empresa especializada no controle de pragas. Cuidado!! Veneno e comida não combinam! Nunca use venenos quando alimentos estão sendo manipulados ou quando há alimentos expostos!

8) Como fora quase todos os dias em self services. Quais os cuidados que devo tomar?

Observe, primeiramente, o aspecto geral do local e dos funcionários. Tudo deve estar bem limpo! Depois veja se os alimentos frios (saladas, embutidos e produtos lácteos) estão sendo mantidos sofre refrigeração e se os quentes encontram-se em equipamentos capazes de mantê-los em temperaturas adequadas (bem quente, acima de 60oC).

9) Com quais alimentos devo tomar mais cuidado ao comer fora de casa?

De preferência, não coma carnes mal passadas e ovos com gema mole. Cuidado com molhos à base de maionese, saladas cruas (especialmente as de folhas), ostras, marisco, peixes crus etc.

Se decidir por este pratos, escolha lugares de confiança quanto aos cuidados com a higiene e segurança dos alimentos.

10) Caso passe mal por causa de um alimento, o que devo fazer?

O primeiro passo é procurar um médico. Existem bactérias que são muito perigosas!

Caso o alimento tenha sido consumido fora de casa, é importante que a situação seja denunciada. Basta ligar para o DISQUE SAÚDE (0800 61 1997) e informar com detalhes qual foi o alimento consumido, onde foi comprado, a que horas foi ingerido e quando foram percebidos os primeiros sintomas. Se a intoxicação ocorreu por alimento ingerido na sua casa, leia novamente a cartilha e assista ao filme, pois algum perigo chegou à sua cozinha!

Nenhum comentário: