O que 'e Bistronomia?

Na verdade nem eu ao certo sabia o que era isso...pesquisando pela net , encontrei algumas explicacoes e comentários, e achei essa do Ego Gourmet bem bacana que Bistronomia seria: A Cozinha simples, preparada com ingredientes de qualidade a um preço mais acessível.
Acredito tb que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer essas deliciosas comidinhas feitas em Bistros e muitas vezes por Chefs renomados sem custar o olho da cara!
Muito legalll!
Tb adorei essa que vi no site do Estadao que A palavra bistronomique, fusão francesa dos termos bistrot e gastronomie, é desses casos de invenção lingüística que pegaram. Designa uma cozinha que não é só a dos cardápios clássicos, nem a haute cuisine. Mas algo que junta as duas vertentes para formar uma terceira. A cozinha de autor servida sem pompa, com simplicidade. Os melhores produtos manipulados com técnica, a preços camaradas.


O fenômeno começou nos anos 90, obviamente em Paris. Nomes como Yves Camdeborde, então no bistrô La Régalade, e toda uma leva de cozinheiros que se aglutinavam em torno do Hotel Crillon deram início a uma pequena revolução. Cansados dos altos custos dos restaurantes com estrelas Michelin eles partiram para exercer seu ofício em lugares pequenos, trabalhando em família, com produtos frescos. E sem abrir mão de serem gastronômicos. Jeffrey Steingarten, crítico da Vogue americana, já havia detectado a movimentação e decretado: a boa cozinha francesa tinha se mudado para lá. Um êxito imediato, pois todo mundo gosta de comer bem e pagar pouco. Sem pretensões, e muitas vezes à margem dos grandes guias de restaurantes, esses lugares e chefs irradiaram suas luzes para além de Paris. Ganharam outros territórios da França, cruzaram os Pirineus, inspiraram os catalães. No início deste ano, o congresso Madrid Fusión consagrou o movimento na sua palestra de abertura. Chamada Bistronomic-Bistronomique, foi o momento em que Paris e Barcelona se encontraram, representadas por Iñaki Aizpitarte, do Chateaubriand, e por Rafa Penya, do Gresca. Ali se discutiram a base conceitual e as receitas daquilo que agora já pode ser classificado como uma vertente gastronômica.



Nenhum comentário: