Chef Marcello Tully

Gente estava lendo o site Prazeres da Mesa que adorooo e achei bem legal repassar essa materia deles p vcs aqui tb! Muito bom saber que Chefs brasileiros estao conquistando cada vez mais espaco no mundo da gastronomia.

As fotinhos tb sao de la.

Uma estrela alagoana: a conquista histórica de Marcello Tully, o chef brasileiro que acaba de ganhar uma estrela do guia Michelin

POR LUCIANA BIANCHI

FOTOS DIVULGAÇÃO

“Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Também no mundo da gastronomia brasileira a velha máxima se torna cada vez mais verdadeira. Apesar de termos já há anos restaurantes qualificados para ganhar uma coleção de estrelas em solo brasileiro, o Michelin ainda não incluiu inexplicavelmente o país em sua coleção de guias. Nossos chefs, porém, continuam mostrando do que são capazes dentro e fora de casa. Alex Atala, por exemplo, gira o globo com suas pripriocas e já dispensa maiores apresentações no exterior. Inúmeros chefs brasileiros já passaram pelas cozinhas de Ferran Adrià, Heston Blumenthal, Carlo Cracco e tantos outros chefs renomados. Agora, novos talentos começam a emergir no Reino Unido em posição de destaque.

foto:

Em 2009, o chef Ivo Galvão Filhovenceu o prêmio Escoffier, em Londres. Agora é a vez do chef maceioense Marcello Tully, que acaba de fazer história ao ganhar uma estrela do guia Michelin. Aos 40 anos, Marcello comanda a cozinha do restaurante do hotel Kinloch Lodge, na belíssima ilha de Skye, nas Terras Altas da Escócia (Highlands) (veja o mapa acima). Mas antes dele, um outro brasileiro, o maranhense Henrique Leis, do restaurante que leva seu nome, no Algarve, em Portugal, já havia conquistado a honraria, em 2000, e até hoje a mantém.

A notícia, neste ano, saiu antes da data oficial (clique aqui e reveja a reportagem) e conferiu o maior número de estrelas que o Reino Unido havia arrematado até hoje. A Escócia acrescentou três estrelas em sua coleção. Do total de 16 restaurantes, 15 agora ostentam uma estrela e um, duas estrelas, tornando este destino numa nova e saborosa rota gourmet a ser considerada. Já o restaurante orquestrado por Marcello tem uma longa história na gastronomia escocesa.

A proprietária é a premiada chef e escritora Lady Claire Macdonald, uma das figuras mais respeitadas daquele estado membro do Reino Unido. Chef do Kinloch Lodge por 35 anos, Lady Claire passou o bastão para as mãos de Marcello, que continuou o trabalho da mestra, dando um toque de inovação tipicamente nossa. Apesar de ter deixado o Brasil aos seis anos, Marcello nunca esqueceu as raízes e sempre que pode volta à terrinha. Sua esposa, Claire Tully, é de nacionalidade inglesa, mas fala português fluentemente.

foto:

A cozinha de Marcello revela, segundo ele, sua íntima relação com as duas culturas e podem ser conferidas em criações como o salmão orgânico da Ilha de Skye com bananas caramelizadas e molho de endro e o sorbet de caipirinha com panna cotta de crème de leite escocês, dois de seus clássicos. Até o nosso mineiríssimo pão de queijo foi aprovado pelos inspetores do Michelin, porém, detalhe crucial, perpetrado com queijo cheddar escocês. O chef gosta de brincar com as texturas e com a harmonização dos sabores dos dois países e diz ter a sorte de poder trabalhar com excelentes produtos regionais. Sua experiência com métodos sous-vide (técnica de cozimento a vácuo em baixa temperatura) se revela em alguns pratos da casa, bem como algumas técnicas que trouxe do tempo que era o head chef da empresa de catering de Albert Roux. Marcello também teve o privilégio de trabalhar com os irmãos Roux no Le Gavroche, o restaurante considerado como o alicerce da gastronomia britânica contemporânea e de onde saíram vários chefs renomados, dentre eles Gordon Ramsay, Marco Pierre White e Marcus Wareing.

Marcello falou com exclusividade com Prazeres da Mesa - e pela primeira vez com uma publicação brasileira após sua histórica conquista - sobre esse grande momento de sua carreira: “A notícia me pegou de surpresa e é motivo de muita alegria. É o resultado do trabalho de muitos anos e do esforço de muita gente. Uma estrela no guia Michelin é um grande momento na vida de um chef. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e de poder representar meu país neste momento!”, comemorou. Para Marcello, “a combinação dos excelentes produtos escoceses, o respeito pelas tradições locais, o trabalho árduo de um time competente, bem como a coragem de inovar são a fórmula do sucesso do nosso restaurante”, afirma.

2 comentários:

Tiago Lopes disse...

fantaSTICO............

Unknown disse...

Fico feliz que tenha gostado da minha materia! Agradeceria se voce incluisse tambem o meu link www.twitter.com/LucianaBianchi

Abs e boa sorte com o blog!

Luciana