Páscoa

Pessoal a Páscoa esta chegando... q Delicia!!!
"Happy Easter, Child in Egg Boat" Giclee Print
Para nossos clientes e amigos que nos conhecem e sabem que trabalhamos com Chocolate, fica ate difícil explicar, o porque de nao fazermos Ovos de Páscoa para vender...
Na verdade foi uma opcao nossa aqui em casa e o motivo 'e:
Desde crianca amo essa época do ano, amo Ovos de Páscoa, amo quando chega a hora de abrir o primeiro ovinho do ano! E todo ano 'e assim...Adoro!
Tenho muitas lembranças de quando era criança que iamos com toda familia passar a Páscoa no sitio da vovo e do vovo e logo pela manha havia aquelas marcas de pegadinhas pela casa...como se fossem de Coelhinhos de verdade e seguindo-as nos encontravamos com um montao de ovos, cestas e delicinhas de Chocolates!
Que cheirinho tinham aqueles Ovos!!!, que delicia era aquele barulhinho rasgando o papel, para se deparar com uma bola de puro chocolate cheia de bombons deliciosos dentro...hummm...
Essas sensacoes ficam marcadas ate hj para mim e aposto que para muitos tb!
Então foi por esses motivos que acabamos decidindo nao entrar para essa parte de criacao e vendas de Ovos de Chocolates na Páscoa.
Hj como somos mais adultos rsrsrrs optamos mesmo por dar uma folga as panelas aqui de casa e comprar essas delicias nesta data tao especial e que nos trazem tantas recordacoes!
Tem um monte de Ovos ja para vender por ai, as prateleiras dos supermercados estao lotadas, fora a decoracao das lojas que ficam uma graca!
Tem muita gente boa por ai fazendo delicias de Ovos Caseiros tb, e logico nao poderia deixar de postar sobre as Delicias de Ovos que vcs encontrarão na Kopenhagen...aiaiaiia, q tentacao! Correm la que vcs irao ver quanta coisinha gostosa para se deliciar nessa época!

E lembrem -se para vc que pode e gosta, nada como nesta data especial presentear alguma pessoa, que por motivos financeiros ou outros nao pode comprar ou ganhar esses ovinhos! Vamos fazer a nossa parte e deixar alguem um pouquinho mais feliz! Todos deveriam poder saborear um Ovo de Pascoa! Sou muito a favor!

Enfim ai em baixo achei esse post bem bacaninha resumindo um pouquinho sobre a Pascoa, e suas origens!
Retirei daqui! Site muito legal.
Bjinhosss e um montao de Chocolates nessa Páscoa para vcs!
Sweet Easter Eggs in a Nest Photographic Print
foto: Philip Webb

As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


Nenhum comentário: