La Chandeleur


Oi Gente! Hj 'e o dia do Crepe Frances!!!

No dia 2 de Fevereiro, festeja-se em França a festa das candeias - la Chandeleur.

Os mais antigos calendarios celtas e gauleses mostram que este dia sempre foi festejado como o dia da chegada da Luz. Quando a Antiguidade romana se converteu ao cristianismo, uma releitura é proposta tendendo a vinda de Cristo. O nascimento do menino Jesus, no Natal, é entao apresentado como a luz do mundo e sendo simbolizado por uma vela (chandelle). Uma nova festa cristã com procissão com velas toma o lugar aos poucos dos antigos ritos de luz romano.

Em seguida a festa passa a ser chamada de Purificaçao da Virgem ou Apresentaçao ao templo. Ela lembra que a Mãe de Jesus cumpriu o ritual de purificação e estava entao pronta para entrar no templo novamente, e apresentar seu filho depois de 40 dias do seu nascimento.

Para explicar o consumo de crepes (redondos e dourados) neste dia existem varias hipoteses. Diz-se que talvez venha do habito dos romanos de comer galetes de cereais em epocas de festas. E como originariamente esta festa era pagã, a forma redonda seria uma homenagem ao sol. Isto explica tambem o costume de fazer saltar a crêpe tendo uma moeda na mao para assegurar prosperidade durante todo o ano.

A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à volta do famoso crepe francês.Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passara pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até aos tempos modernos.

Em torno deles, existem engraçadas superstições:

Uma delas é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se cair certinho, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza.

Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. A tradição manda que se comam crepes no dia da Chandeleur para garantir uma boa safra de trigo e que a próxima colheita seja boa

Foi por isso que o Grupo de Francês festejou, no dia 02 de Fevereiro, uma das tradições mais antigas e ainda muito presente na sociedade francesa: La Chandeleur.

Ainda bem que trabalhamos com isso! rsrsrrs Abaixo algumas Fotos do nosso trabalho que vc tb ve melhor em Ca em Casa Crepes!

E Viva O Crepe!!!

Nenhum comentário: