“Rica em fibras e pectina, a maçã derrete a gordura do corpo” Fotinho: Minha Nos EUA, há um ditado que diz: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Não é à toa, pois a fruta evita o envelhecimento, protege o corpo de doenças e ainda limpa a boca. Agora, há uma novidade ainda mais impressionante. Cientistas americanos da Universidade da Pensilvânia descobriram que a maçã elimina gordura. O estudo provou que comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição faz com que se consuma até 200 calorias a menos. “É ainda rica em pectina, substância que ajuda a controlar o colesterol, como se ela raspasse a gordura para fora do corpo”, diz a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro. As fibras da fruta preenchem o estômago e dão uma sensação de saciedade. Assim, perde-se a fome e demoramos mais para comer novamente. A pectina colabora para uma digestão mais lenta, o que mantém a fome longe por mais de quatro horas. Além disso, ela reduz a absorção de açúcar, o que diminui a quantidade de gordura que o corpo consegue estocar. Juntando a ação das fibras e da pectina a fome é reduzida, consume-se menos calorias e há perda gordura |
Fonte: Jornal Diário de Marília |
Benefícios das Maçãs
Frutas Desidratadas
Frutas Desidratadas: Boa opção
Elas são nutritivas, fáceis de carregar e consumir e são responsáveis por fornecer energia rapidamente.
Entre as refeições principais, é muito importante para a sua saúde fazer um lanche saudável e nutritivo . E, para essa hora gostosa, uma boa dica é consumir frutas desidratadas (ou "frutas secas") que são saborosas, fáceis de serem transportadas e encontradas cada vez mais facilmente em diversos estabelecimentos.Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco Rodrigues*, frutinhas desidratadas são fontes de fibras e carboidratos. "Vale lembrar que algumas vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, podem se perder no processo de desidratação. E podemos também dizer que as frutas secas amarelo-alaranjadas são boas fontes de betacaroteno", diz ela.
Aparentemente, elas podem ser bem diferentes das frutas in natura, mas é justamente porque passaram pelo processo de desidratação (que nada mais é do que a retirada da água das frutas). Porém, é importante lembrar que, mesmo depois dessa transformação, elas não perdem grande parte de seus nutrientes.
Essas frutas ajudam a repor suas energias e também são boas opções para saciar odesejo por doces , pois o processo de secagem proporciona a concentração de acucares naturais, por isso parece que são mais adocicadas.
Elas podem ser consumidas do jeito que você quiser e a nutricionista dá a dica de comê-las com o iogurte de sua preferência ou adicioná-las ao cereal matinal. Assim você faz uma combinação ainda mais saborosa e saudável.
Porém, se a idéia é utilizá-las no lanche da tarde , a nutricionista recomenda que, além delas, você acrescente ao lanche alguns elementos do grupo das oleaginosas (que são castanhas, nozes, avelã), para aumentar a saciedade e você não ficar com a impressão de estar sentindo fome.
A frutinha seca é mais uma opção - deliciosa - para fazer parte da dieta do seu dia-a-dia. E não esqueça: para informações mais precisas a respeito de sua alimentação, consulte um nutricionista.
*Mariana Del Bosco Rodrigues, nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
As Gorduras tb fazem parte de uma Alimentacao
Foto: Suat Eman
Você sabia que as gorduras também fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada?
Elas são muito importantes para várias funções vitais do nosso corpo, como, por exemplo,
a absorção das vitaminas e o fornecimento de energia. Mas, olha, não pode consumir em excesso, hein?
É importante que você saiba o tipo de gordura que vai encontrar em cada alimento.
Dá uma olhada:
Saturada - Essa a gente encontra em alimentos de origem animal, como carne,
gema de ovos, leite e derivados. Ela também está presente em vegetais, como o coco,
a palmeira e a manteiga de cacau. Quando consumida em excesso, contribui para
elevar os níveis do colesterol ruim no sangue, o LDL, o que não faz nada bem a saúde,
deixando o coração em perigo.
Monoinsaturada - Está presente em óleos vegetais, como o de canola,
no azeite de oliva, no abacate, nas nozes e nas castanhas.
Ela controla os níveis do colesterol bom, o HDL, e da glicose no sangue, fazendo muito bem
ao coração.
Poli-insaturada - São ácidos graxos retirados de alimentos. Os principais são os ômegas 3 e 6,
que fazem superbem para o coração e ainda agem como defensores do organismo.
Peixes de água fria, como o salmão e o atum, são ricos em ômega 3. Já o ômega 6 você encontra nos óleos de soja, milho e girassol.
Receita de Massa de Crepe Frances
La Chandeleur

Oi Gente! Hj 'e o dia do Crepe Frances!!!
Os mais antigos calendarios celtas e gauleses mostram que este dia sempre foi festejado como o dia da chegada da Luz. Quando a Antiguidade romana se converteu ao cristianismo, uma releitura é proposta tendendo a vinda de Cristo. O nascimento do menino Jesus, no Natal, é entao apresentado como a luz do mundo e sendo simbolizado por uma vela (chandelle). Uma nova festa cristã com procissão com velas toma o lugar aos poucos dos antigos ritos de luz romano.
Em seguida a festa passa a ser chamada de Purificaçao da Virgem ou Apresentaçao ao templo. Ela lembra que a Mãe de Jesus cumpriu o ritual de purificação e estava entao pronta para entrar no templo novamente, e apresentar seu filho depois de 40 dias do seu nascimento.
Para explicar o consumo de crepes (redondos e dourados) neste dia existem varias hipoteses. Diz-se que talvez venha do habito dos romanos de comer galetes de cereais em epocas de festas. E como originariamente esta festa era pagã, a forma redonda seria uma homenagem ao sol. Isto explica tambem o costume de fazer saltar a crêpe tendo uma moeda na mao para assegurar prosperidade durante todo o ano.
A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à volta do famoso crepe francês.Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passara pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até aos tempos modernos.
Em torno deles, existem engraçadas superstições:
Uma delas é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se cair certinho, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza.
Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. A tradição manda que se comam crepes no dia da Chandeleur para garantir uma boa safra de trigo e que a próxima colheita seja boa
Foi por isso que o Grupo de Francês festejou, no dia 02 de Fevereiro, uma das tradições mais antigas e ainda muito presente na sociedade francesa: La Chandeleur.
Ainda bem que trabalhamos com isso! rsrsrrs Abaixo algumas Fotos do nosso trabalho que vc tb ve melhor em Ca em Casa Crepes!
E Viva O Crepe!!!
Mesa Linda

