Panela de Cobre

O que vc precisa saber sobre a panela de cobre:

O cobre, conhecido desde os tempos remotos, foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pelo homem. Vem do latim cuprum (referência à ilha de Cyprium ou Ilha de Chipre).

Panelas em cobre são vistosas e bastante decorativas. Quem não se lembra dos antigos tachos em cobre utilizados para fazer doces? E os ciganos, que de tempos em tempos apareciam na porta das casas oferecendo tachos e panelas confeccionados por eles?

Vantagens

Uma de suas qualidades é economia no consumo de energia ou gás: o calor é distribuído uniformemente por toda a superfície da panela (e não só no fundo). Tal aquecimento é homogêneo e leva menos tempo se comparado às outras panelas. Outra vantagem é a retenção do calor por mais tempo, o que é importante no preparo de frituras, pois a temperatura do óleo não deve baixar.

De uso geral, as panelas de cobre podem ser utilizadas no fogão ou no forno, (dependendo somente do tipo de cabo). As frigideiras são bastante utilizadas em serviços de réchaud, onde o chef faz a preparação na mesa à vista do cliente.

Podem ser estanhadas ou com a parte interna em aço inox.

Cuidados

Ao usar pela primeira vez uma panela de cobre, deve-se remover o verniz que, às vezes, está presente. Uma dica é mergulhá-las em água fervente e deixá-las de molho até que a água esfrie.

Para um brilho extra, misture farinha de trigo ou fubá (½ parte), sal (¼) e vinagre (¼). Espalhe essa pasta sobre a panela e deixe secar por 1 hora. Lave, enxugue e passe uma flanela macia. Pode-se usar polidores específicos, bastando apenas lavar bem a panela antes de utilizá-la.

No dia-a-dia, utilize detergente neutro e esponja macia. Jamais use produtos abrasivos ou palha de aço.

Usos

Ao contrário do que se diz, pode-se cozinhar com sal em panelas de cobre. Apenas não se deve deixar que a preparação esfrie na panela, pois o azinhavre é tóxico (o mesmo vale para panelas de alumínio).

São preferidas pelas doceiras, principalmente para derreter açúcar. Não há nenhum outro tipo de panela tão apropriada para caldas como as de cobre.

Diz a lenda que o cobre reflete a força cósmica do planeta Vênus, cuja essência representa harmonia. O cobre eleva a capacidade de amar e a habilidade criativa.

Fonte: Basilico.uol

Apreciada pelos chefs de cozinha, apresenta um pequeno risco: o metal pode ser liberado durante o cozimento dos alimentos se a panela for comum, toda em cobre. Se isso acontecer, a pessoa terá febre e sofrerá lesões no fígado. Além do mais, o cobre é altamente alergênico. Quanto mais ácido for o alimento, maior a possibilidade de contaminação. Ultimamente, as superfícies internas dessas panelas vêm sendo revestidas com inox ou teflon, o que diminui os perigos – o primeiro tipo é o mais utilizado em restaurantes. Distribuem uniformemente o calor e são ideais para o preparo de goiabadas, marmeladas, molhos e fondues. Após limpeza com bucha e sabão (ou detergente), não esquecer de secá-las bem, de preferência com uma flanela.

Fonte: Revista Casa e Jardim e Dra Shirley de Campos

Fotos:Marcello Palhais e Ricardo Novelli


Nenhum comentário: